Em seguida, eles coletam, limpam e organizam os dados, garantindo que estejam livres de erros e prontos para análise. Explore os impactos significativos de uma cultura data-driven nos negócios e confira dicas práticas sobre o uso dos dados para o desenvolvimento e crescimento de produtos digitais. Neste https://www.pensarcontemporaneo.com/o-papel-da-ciencia-dos-dados-na-era-da-informacao/ artigo, vamos abordar como esses papéis trabalham em conjunto em um time de dados e quais são as responsabilidades e habilidades essenciais para cada um. Com isso, você vai desenvolver seu entendimento sobre essas carreiras e descobrir qual delas se adequa melhor aos seus objetivos e conhecimentos.

A tecnologia sempre esteve na vanguarda de quase todas as profissões conhecidas pelo homem. Desde o início do mundo, a humanidade evoluiu de lanças e espadas nas mãos, para canetas digitais e dispositivos móveis. Dessa maneira, o estudante que optar por qualquer uma delas estará entrando em um bom mercado. Pelo menos, é isso que mostra a pesquisa realizada pela Bain & Company em associação com a Data Hackers, que analisou o perfil de trabalho de mais de 2.500 profissionais. Hoje faz parte do time da Tera usando o Marketing de Conteúdo como ferramenta para democratizar o conhecimento e transformar carreiras. Analistas de dados focam mais no presente, enquanto cientistas atuarão com previsões e predições para o futuro do negócio.

Mais profissões da área de Ciências Exatas e Informática

Aqui podemos considerar que temos os nossos dados disponíveis, e agora precisamos extrair valor deles. Até porque os dados por si só não têm valor algum para embasar conclusões, é necessário organizá-los e ordená-los de forma que seja possibilite transmitir significado para o negócio. É exatamente aí que mora o valor dos dados, pois uma boa estratégia possibilita agregar diferentes informações com o objetivo de entender o passado, avaliar o presente e planejar o futuro.

A formação e as habilidades necessárias para ser um cientista de dados vão muito além do conhecimento técnico. Elas abarcam uma combinação de educação formal, aprendizado contínuo e desenvolvimento de competências interpessoais. No universo da tecnologia da informação (TI), as áreas de cientista e engenheiro de dados são as atuais queridinhas do momento.

KPMG aponta oito fatores fundamentais para a proteção cibernética nas empresas

A partir daí, os cientistas de dados podem progredir de impactar projetos específicos para trabalhar em domínios inteiros para uma empresa. Eles podem usar Scala, Matlab, Python, R, Java, SQL, Pig e outras linguagens de computador estatísticas apropriadamente. Os cientistas de dados também conhecem várias técnicas de mineração, como aprendizado de árvore de decisão, agrupamento, floresta aleatória e muito mais.

Eles também têm conhecimento proficiente de ferramentas de visualização, como Tableau e Power BI, além de habilidades em linguagem de programação. Boas habilidades de comunicação permitem que os analistas de dados transmitam suas descobertas aos membros da equipe e líderes em termos simplistas. Alternativamente, graus comuns para cientistas de dados incluem matemática, estatística, ciência da computação e engenharia. Se você tem uma mentalidade analítica e interesse em manipulação de dados, uma carreira como analista de dados ou cientista de dados pode ser recompensadora. Compreender linguagens de programação, como Python, R e SQL também é fundamental para realizar a manipulação e análise de dados, bem como na criação de modelos estatísticos.

Quais ferramentas o cientista de dados usa?

O crescimento desta profissão reflete não apenas a evolução tecnológica, mas também uma mudança no modo como negócios e sociedade percebem e utilizam dados. Torne-se um cientista de dados e aprenda a construir modelos estatísticos, resolver problemas Empresas miram ciência de dados para definir plano estratégico no mercado e expandir a estratégia de negócios com base em algoritmos de Machine Learning e Big Data. Se você está mais interessado em ciência da computação e deseja trabalhar no mundo dos negócios, a ciência de dados pode ser um campo melhor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *